Confira também!
Procurar
Ultima atualização - KR
Servidor brasileiro
Servidor Coreano
Grand Chase é um jogo que atravessou décadas e se estabeleceu como uma referência do gênero Action RPG devido a sua proposta única e inovadora para a época de seu lançamento. Conquistando o coração de vários jogadores tanto pela jogabilidade quanto pelo universo que o engloba. E apesar do encerramento em 2015, a KOG não desistiu da franquia e lançou a versão mobile em 2017 – que mesmo não tendo toda aquela premissa do jogo antecessor – vingou vários fãs seja pela nostalgia quanto pelo formato novo mais acessível para a era dos mobiles.
É claro, apesar do jogo oficial ser relativamente “novo” comparado ao seu antecessor, essa não é a primeira vez que a franquia tenta embarcar nas plataformas mobiles. Já existindo várias tentativas anteriores antes mesmo do encerramento global da versão para PC.
Nota do Autor: Não disponibilizaremos os links dos aplicativos e de alguns canais em respeito ao jogo e sites oficiais.
Grand Chase
Esta versão mobile do jogo foi a responsável pela sugestão do artigo de hoje. Criada em 2009 por uma empresa coreana chamada Moazio em parceria com a CJ Internet (Mais tarde CJ&M) e a Netmarble (~~Que pra quem não se lembra, era a empresa responsável pela distribuição do GCKR na época do game para PC).
A premissa da história era fiel a do jogo para computador e a ambientação remetia aos RPG’s de ação de época como Sword of Mana, Terranigma e Legend of Zelda. E apesar das limitações implícitas – como só poder jogar com a Elesis e uma única faixa de áudio – o jogo trazia o máximo da versão para PC como sistemas, itens e inimigos conhecidos, além de personagens exclusivos para a trama. Bem dinâmico e divertido para a proposta que foi desenvolvido.
Por ser um jogo que poderia ser adquirido online, ele recebia atualizações que melhoravam a UI e tentava ao máximo aproximar o jogador da experiência que tinha com o jogo para PC. Tendo vários modos que eram desbloqueados com a progressão do jogador como mini-games e até um modo expedição. E também a possibilidade de resgatar recompensas no jogo para PC através de códigos e itens obtidos no jogo mobile.
Nota: As imagens não estão numa qualidade muito boa por conta da resolução do dispositivo.
Sendo uma versão criada para dispositivos pré touchscreen (Vulgo Smartphones), o jogo foi aos poucos sendo deixado de lado com a ascensão dos novos aparelhos telefônicos. Além de ter sido lançado apenas no país de origem, o que dificulta qualquer acesso a informações a respeito dele.
Grand Chase Lite
Mais um jogo que adentra a lista e alguns até ouviram falar a respeito, desta vez sendo desenvolvido em 2009 pela Ntreev (A mesma empresa por trás do jogo PangYa e Trickster Online) em parceria com a Good Game Productions para o iPhone. Esta versão de Grand Chase – ao contrário das demais – era um RPG em turnos onde o jogador poderia escolher entre as três iniciais (Elesis, Lire e Arme) para desafiar os chefes mais conhecidos da época.
A história aqui seguia os acontecimentos do enredo principal durante o primeiro arco de Cazeaje e o surgimento da Grand Chase para detê-la. Apesar da premissa ambiciosa de trazer a experiência do jogo original para os celulares, o modelo de embates seguia os moldes dos primeiros Pokemons para os portáteis (~~E antes que venha algum fã da franquia querendo comer a minha alma, eu até gosto dos jogos! uhehuehueuhe).
O jogo trazia a possibilidade de se “jogar” com as quatro classes de cada personagem, cada uma tendo até 20 possibilidades de habilidades para utilizar nas lutas. E cada chefe tendo até 3 dificuldades para serem enfrentados. Além de equipamentos, itens exclusivos e outros modos de jogo que possibilitavam explorar o universo da franquia na época (~~Pelo menos em tese).
Mas como todos os outros jogos da lista, ele não teve um tempo de vida muito próspero e em 2012 a Ntreev passou os direitos de distribuição do jogo nos Estados Unidos para a Kill3r Combo, que mais tarde se tornou a subsidiária da KOG Games no ocidente.
Grand Chase 2 (Sieghart Edition)
Outro jogo “menos obscuro” desenvolvido como uma tentativa de trazer a franquia para os mobiles, e também de autoria da Moazio em parceria com a CJ&M em 2011. Ao contrário do projeto anterior, este já seria uma versão voltada aos Smartphones e bem mais próxima do estilo do jogo para PC. Sendo exclusivo para a plataforma Android e também só lançado oficialmente no país origem.
O jogo tinha o Sieghart como protagonista e uma ambientação que misturava gráficos inteiramente 2D com os fundos e plataformas da versão para PC. Além de ter comandos bem mais fieis ao personagem na época, incluindo suas mecânicas quanto suas quatro classes (Gladiador, Comandante, General e Avatar).
Apesar de ser bem curto e só poder jogar com um personagem – assim como o anterior – o jogo compensava com um dinamismo surpreendente que se assimilava a versão para PC, conseguindo trazer a mesma experiência de um Action RPG Sideview da época. Com vários sistemas sendo inclusos como troca de equipamentos, sintetização de itens e até mesmo mineração.
Mas como nem tudo são flores, o jogo entrou em esquecimento depois de um certo tempo. E a empresa responsável acabou se focando mais em jogos VR.
Grand Chase M
Essa versão bem conhecida por muitos jogadores foi desenvolvida em 2015 pela DaVinci e distribuida pela Eyedentity, com gráficos e personagens fieis ao jogo original. Passando-se em uma história paralela ao enrendo do jogo para PC (~~E a progressão de continentes ser oposta em relação ao jogo antecessor).
O jogo se tratava de um RPG no estilo “batalha em ondas” - onde o jogador precisava eliminar os inimigos de uma onda para seguir para a próxima. Não tendo controle dos movimentos e ataques dos personagens, mas podendo gerenciar as formações e uso de habilidades. Remetendo a jogos como King’s Raid e Princess Connect! Re:Dive.
Assim como jogos do tipo (~~Inclusive nosso querido joguinho), a obtenção de certos itens e até mesmo personagens era por meio de gacha. Trazendo tanto os heróis originais e suas evoluções como também inimigos comuns e até mesmo mascotes como unidades jogáveis (~~Como a Gwen e a Leslye). Podendo controlar até 5 personagens num mesmo grupo nas missões e modos disponíveis.
Apesar do tremendo sucesso de início (Chegando a ser o número 1 em downloads na Google Play) e ter sido lançado para diversos países – incluindo o Brasil - o jogo foi descontinuado em 2018 (~~Provavelmente pela chegada da sequência oficial mobile ofuscar a sua existência). Tendo seu servidor encerrado e o jogo retirado das lojas oficiais.