Confira também!
Procurar
Ultima atualização - KR
Servidor brasileiro
Servidor Coreano
O 20º e último personagem do Grand Chase PC lançado em Setembro de 2014 para ambos os servidores (KR, BR e NA) é uma das expectativas para muitos fãs de ser lançado no jogo mobile. Será que vai acontecer ou é só um delírio coletivo?
Uno foi o personagem que trouxe o último suspiro antes do encerramento global do jogo antecessor. Criado como um personagem com o sistema MP clássico (Extinto com a Mari), ele trouxe não só uma jogabilidade única e bem fluída, como também recursos que remetiam o auge do jogo no inicio da década (Como um sistema para comprar habilidades exclusivas na loja) e o inicio das habilidades supremas alternativas para cada personagem (Lançado em todas as primeiras classes, com exceção da Lin).
Mesmo o jogo não durando muito para o personagem vingar, ele conseguiu cativar e conquistar bastante fãs seja pela sua proposta quanto pelo seu estilo. Mas será que foi o suficiente para a desenvolvedora considerá-lo um personagem propriamente dito?
Uno não conseguiu aproveitar o tempo de jogo que restava, tendo diversos problemas tanto no seu desenvolvimento dentro da história como no jogo. A premissa do personagem era bastante arriscada e promissora, uma última aposta para o antecessor manter o sucesso desde 2003. Entretanto, não foi o suficiente para evitar o encerramento no ano seguinte.
O personagem não só teve pouco tempo de vida como seu desenvolvimento ficou a deriva sem oportunidade de até mesmo interagir com os demais personagens (O que sempre acontecia, por mais que no lançamento um personagem ficasse solto.). Com a vinda do jogo mobile e o retorno dos personagens do jogo anterior, ficou-se uma pergunta: Uno estaria cotado para retornar mesmo tendo uma morte tão prematura?
Um dos boatos que circula o fandom de GC é que Uno não seria lançado por questões de direitos autorais. Como assim?
Quem conhece o personagem ou pelo menos ouviu falar dele, sabe que o mesmo tem uma forte inspiração no personagem Ulquiorra Cifer do anime Bleach. É inegável a comparação já que as feições caricatas de ambos os personagens são muito parecidas, sem contar a roupa que remete muito ao personagem do anime. Em outras palavras, um é o retrato falado do outro. Mas seria o suficiente para a empresa ignorar o personagem? Claro que esta mesma história não para por ai.
No mesmo ano que ele teria sido lançado, a KOG teria pedido desculpas pelo
personagem sair idêntico ao Ulquiorra. Essa história inclusive teria sido
divulgada pelas fanpages oficiais (Parceiras a publisher/distribuidora na
época).
Essa história é verdadeira? Em partes (BEM em
partes).
Para começar: Sim, houve um pedido de desculpas por parte do time da KOG que
foi divulgado. Mas,
não teve nada haver com o personagem ser parecido com de um anime.
(E muito menos as fanpages da época divulgaram a história desse jeito).
O que ocorreu nessa época foi a divulgação de uma arte oficial do
personagem feita em cima de outra arte, criada pelo
ilustrador da protagonista do anime Black Rock Shooter (Veja aqui para entender - Agradecimentos a Cobalt Doll por achar a matéria).
Arte original Arte divulgada pela KOG
Esta nem foi a primeira e única vez da desenvolvedora envolvida com este tipo de problema, o mesmo ocorreu anos depois no próprio jogo mobile. A cut-in da skin de verão da Lire teria sido apontada como tracing (Uma modalidade ilícita entre os desenhistas que consiste em copiar uma arte só mudando poucos detalhes do original) de uma arte do mesmo tipo de visual da personagem Katalina do jogo Grand Blue Fantasy. A KOG mais uma vez reconheceu o erro, pediu desculpas e alterou imediatamente esta cut-in.
Voltando ao Uno, nunca houve um real escândalo ou processo por direitos autorais, pelo menos não oficializado. O que havia na verdade era uma comoção dos fãs justamente por esse ponto: O personagem ser um fan-service do Ulquiorra. Isto é bastante comum para desenvolvedores de jogos - principalmente do oriente - aproveitar o sucesso de algo para lançar um produto. Afinal, acima de tudo, a KOG é uma empresa. Não só a KOG, mas também as publishers da época, aproveitaram essa ideia e trouxeram os dubladores oficiais do Ulquiorra para dar voz ao personagem nos respectivos servidores, incluindo o brasileiro onde o personagem foi dublado por Igor Lott (Em outras palavras, foi tudo uma jogada de marketing).
Então, por que até agora não vimos o Uno sequer citado para um comeback no jogo mobile?
A KOG no começo do jogo tinha dito que teria interesse em trazer os 20 personagens originais do jogo para o universo do Dimensional Chaser, então uma hora ou outra o Uno terá que aparecer (Quando e como, não sabemos). Entretanto, há vários problemas que remanescem para o lançamento do personagem. Um deles que sua história ou interação com os outros membros não foi sequer desenvolvida, ou mesmo introduzida dentro do jogo. (Não é o caso de personagens como Lin,Azin, Edel e Lime que mesmo não tendo uma interação direta, sim, foram introduzidos em algum momento devido aos arcos e história de outro personagem). Portanto, será necessário corrigir este e outros problemas para que possa cogitar a aparição do sanguinário ao universo do jogo mobile.
Todos os personagens - até mesmo os exclusivos da versão mobile - tem uma
aparição pensada para o desenvolvimento do jogo, tendo uma importância
marcante que vá chamar a atenção do público para ele. Atualmente, a KOG lança
pelo menos um personagem para cada mapa novo (Coisa que deveria ser feita no
jogo anterior...) e explica sua história, seus interesses e uma possível
relação ou explicação para a trama em algum ponto que foi deixado em aberto
anteriormente (Io e Europa aí pra provar).
Com o lançamento da
Tia, o
décimo primeiro personagem exclusivo para a versão mobile, é inegável a
desconfiança de que o Uno ainda vai demorar para aparecer ou nem sequer vai
ser canonizado para a versão mobile. Tudo o que resta é esperar a
desenvolvedora tomar suas decisões.